Todas as lágrimas são salgadas. Mas as nossas são mais. Beijar uma das nossas lágrimas, é como sentir os salpicos salgados da água do mar, quando uma onda rebenta mesmo aos nossos pés.

Não somos filhos do mar, mas temos um não-sei-quê de vento salgado que nos roça a pele, o suor e os lábios, como no fim de um dia de praia.
Não somos heróis, mas lutamos cada dia com uma espada de dois gumes; ou somos suficientemente fortes para a equilibrar entre nós e o inimigo, ou acabamos por deixar que seja o inimigo a usá-la contra nós. Não seremos, então, heróis? Talvez mais do que aqueles que usam armas de fogo, mas que são incapazes de saborear um sorriso, um pequeno gesto ou uma réstia de céu. Nós temos a capacidade de distinguir o brilho ou a esperança nas mais pequenas coisas que a vida nos oferece. Portanto, sim, somos heróis.
Então, quem são estes seres raros e impiedosos que nos roubam a normalidade, o ar e a vida?
Não somos diferentes. Quer dizer, não somos iguais aos outros, mas acabamos por ser especiais na nossa diferença: tornamo-nos muito mais humanos. Nós e a aqueles cuja vida foi tocada pela nossa existência. E pela luta árdua e constante, contra essa parede intransponível, fria, brutal e desumana: a Fibrose Quística.
Mesmo que não existam anjos, é assim que somos vistos, quando nos encolhemos sobre nós mesmos, com os braços fininhos a formar umas asas e quando a palidez contorna todos os traços que nos compõem. Aí, nessa altura, somos anjos.
Mesmo assim, os heróis também se despedaçam. E, aos anjos, por vezes, também se lhes quebram as asas. Não deveria ser assim. Não nos deveríamos fragmentar assim, depois das lutas intensas e de todo o valor que damos à vida. E de termos tocado, com a nossa presença, algumas vidas.
No entanto, vale a pena. Pela vida, pelos momentos bons que ainda virão, e pelos maus, que nos ensinam a saborear ainda mais aquilo que de belo a vida nos dá.


(Para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o outro lado, para aqueles a quem a luta se desvaneceu cedo demais, para todos os que, certamente, neste momento, serão anjos. À Sofia Alves, Carolina, Alexandra, Luís, Teresa e a todos os anónimos que não resistiram à parede intransponível, fria, brutal e desumana. Obrigada por terem alguma vez tocado a minha vida.)



9 remember with me:

Eliana disse...

Querida, sem dúvida que esse texto tocou :x. Está perfeito como todos os textos que escreves.
A Luta pela vida, tu mais que ninguém sabes que é complicada, mas vale sempre mas sempre a pena como tu própria dizes. E se algum dia as tuas forças estiverem no limite de terminarem, toda a gente te dará de certo as suas!

Um Beijo Filipa. E Volta depressa :') <'3.

Heduardo Kiesse disse...

um beijão muito grande Filipa, ainda bem que existem espaços como o teu!


a sério!




hedu

Neide Mahomed disse...

Há verdade cheias de sentimentos nas tuas palavras.

Bjhos na pontinha do nariz!

Rosa Gonçalves disse...

As lágrimas que me fizeste verter (pois é tu tens essa capacidade), são de alegria e orgulho por tocares a minha vida, diariamente. Amanhã não descanço enquanto não te der um abraço, nem que para isso tenha que ir para a fila!
Vou guardar sempre um bocadinho de força aqui num canto do coração, para repartir sempre que for necessário.
Muitos beijos e boa viagem amanhã.... para CASA!
Rosa

Secreta disse...

Por vezes as asas caem-nos, as forças esmorecem, mas a esperança continua a aquecer o nosso coração.
Beijito.

Anjos disse...

Olá...perdi durante algum tempo o rasto da tua morada, agora que a guardo espero jamais a voltar a perder...és combustivel para a minha alma...!
Ainda de luto pela Sofia e outros tantos que nos deixam sem aviso...sem reservas...ficamos mais pobres aparentemente, mas mais ricos no pensamento, pois brotam cada vez mais palavras de afecto, de companheirismo, e sentimos que estamos de alguma forma no mesmo barco...na mesma familia, a familia FQ!
Identifico-me muito no teu texto...afinal o nome do meu blogue Salgados Anjos surgiu baseada nas características dos doentes...
O meu Anjo Salgado...é o ser mais doce que conheço...estranho paradigma...onde o sal e o açucar da alma se misturam!

Nuno disse...

Tu és absolutamente fantástica... a forma como usas as palavras em teu prol, para falares de algo tão complexo como a tua doença.

Beijos garota :)

Silvia disse...

Minha querida, á quanto tempo nao falo contigo .. está tudo bem? Que é feito de ti? nunca mais te vi...
As tuas fotos continuam lindas, e os teus textos maravilhosos. Já tinha uma saudade enorme de ouvir algo com tanta sabedoria, paixao...

Adorei!
Um beijinho grande*
Sílvia

Pipa disse...

Fenomenal Filipa!!!
Conseguiste arrepiar-me...

Beijinho grande

A outra Filipa Carvalho =)